segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Espalhados pelo Distrito Federal, pequenos teatros cumprem papel duplo

Grandes temporadas, casa cheia, sucesso de público. Quando essas expressões são ouvidas, logo se imagina um teatro com centenas de pessoas a aplaudir de pé o fim do espetáculo. Essa, no entanto, é a realidade de casas com menos de 100 m², situadas, em geral, nos subsolos de comerciais, desconhecidas do grande público brasiliense. Os teatros de bolso, com capacidade para até 100 pessoas, têm pipocado pelo Distrito Federal nos últimos cinco anos. Oferecem uma experiência diferenciada: contato do público com a criação teatral, em espetáculos das companhias locais e envolvimento em atividades culturais. “Os espaços mantidos por grupos pequenos são muito interessantes”, acredita o dramaturgo Plinio Mósca, que administrou um teatro de bolso por sete anos e hoje procura parceria para estabelecer outro projeto.

Com 25 anos de carreira, Plínio Mósca acredita na força da geração de cultura por meio da programação variada e com longas temporadas proporcionadas pelo formato. “Quando se mantém um teatro de bolso com ensaios, oficinas e espetáculos, proporciona-se uma agenda maleável. Você pode ter uma peça infantil pela manhã e uma mais adulta e audaciosa no fim da noite”, complementa.

Negócio rentável? Nem tanto. Grande parte dos grupos que abriu o próprio teatro oferece ingresso gratuito e busca sustentação por meio de políticas públicas ou aulas de atuação, figurino, cenografia. Em grande parte, os teatros de bolso do DF estão ligados às associações de artistas, com objetivo de desenvolver atividades junto à comunidade. “É uma forma de incentivar a participação e promover a inclusão cultural por meio do teatro”, explica o bonequeiro Aírton Maciano. Após 23 anos de teatro popular, ele decidiu montar o Espaço Cultural Bagagem, em 2004, por exigência do público infantil que acompanhava o seu trabalho no Gama e cobrava apresentações frequentes.

Desde então, o Bagagem recebe pessoas de todo o DF no pequeno espaço no subsolo, que serve como escritório, teatro e camarim. “O ator tem de se vestir, maquiar e concentrar antes da entrada do público. Quando a sala atinge a lotação, com 60 pessoas, o espetáculo se torna extremamente intimista. Ainda mais quando voltado para crianças, que desconhecem o limite do palco”, destaca. No andar térreo, funcionam a oficina de bonecos e a recepção ao público ocasional, que passa pelo local em busca de bate-papo e descontração.

A atividade junto aos moradores locais rendeu frutos em Taguatinga e chegou a extrapolar a capacidade do Ponto de Cultura Invenção Brasileira, fundado por Chico Simões, em 2005, com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). A sede escolhida fica em loja no Mercado Sul de Taguatinga, comprada com as economias do artista. A partir dos recursos públicos para fomentar programação, Chico fortaleceu o trabalho desenvolvido com a companhia Mamulengo Presepada. “Foi possível desenvolver cursos regulares, produzir revistas e vídeos. A vizinhança, altamente marginalizada, transformou-se com o trabalho coletivo”, conta Chico Simôes.

Com o fim do convênio com o governo, a companhia se mudou mais uma vez de sede para voltar a atuar junto à comunidade de Taguatinga. O teatro de bolso, entretanto, continua mais que vivo e no mesmo local.

Ouça entrevista com Chico Simões e Plínio Mósca

Financeiramente estáveis na Europa, onde os teatros de bolso são reconhecidos pelo governo como centros de pesquisa e, por isso, subsidiados, o formato é recente no Brasil e não possui políticas públicas asseguradas. Em Brasília, eles começam a ser vistos pela nova geração como uma forma de vivência cênica. Aberta no início deste ano em uma comercial da W4 Norte, a Escola Teatral Confins-Artísticos (Etca) garante a manutenção do espaço próprio com aulas de teatro e o aluguel do local, composto por salas de aula, lanchonete, estúdio para gravação musical e um pequeno teatro de 30 lugares, com iluminação e sistema de som. “Começamos a trabalhar na Universidade de Brasília (UnB),em 2002, e vimos que seria vantajoso ter sede para dar continuidade aos projetos autorais”, conta o proprietário, Gustavo Rainecken.

A programação do teatro de bolso ainda é tímida, com apresentações dos alunos a cada três meses e algumas montagens desenvolvidas pela equipe espalhadas ao longo do ano. “Apesar da boa recepção, ainda não existe uma tradição consolidada entre o público. É insustentável deixar uma temporada em cartaz por muito tempo”, afirma Rainecken. Para atrair audiência, os espetáculos da companhia têm abordagem diferenciada — são apresentados em encontros com música e degustação.

Conquistar público também representa um desafio para o diretor Cláudio Chinaski, que abriu o Espaço Cultural Mosaico em 2008. “Costumo brincar que Brasília tem 500 pessoas interessadas em teatro. O restante da população não busca esse tipo de entretenimento, apenas quando há divulgação pesada. Apesar disso, a casa enche em função do público que acompanha o nosso trabalho.” Além da administração, Cláudio atua como produtor cultural e convida grupos de outras cidades a se apresentarem no local, como o paulistano Club Noir, que está em cartaz hoje com a peça Comunicação a uma academia.

Cursos
Apesar das dificuldades, alguns grupos mais antigos provam que manter teatro de bolso e escola é uma realidade possível e rentável. A Companhia da Ilusão, instalada há 15 anos na 510 Sul, mantém um curso de formação com duração de dois anos que atende a 14 turmas por semestre, todas agendadas com montagens de comédia, tragédia grega, teatro do absurdo e drama realista. Uma área específica da companhia se responsabiliza pela produção e pesquisa para novos espetáculos.

No Mapati, os 20 anos de teatro de bolso mostram uma trajetória de adaptações — antes, o lugar fazia parte da residência da proprietária, Tereza Padilha, até a transferência, em 1995, para a 707 Norte. “É muito difícil manter um espaço pequeno porque tudo custa caro. Há demanda com limpeza de cortina, segurança, ventilação. Quando a coisa apertava, fazíamos festas para levantar fundos”, lembra Tereza, que ampliou a atuação do Mapati para abrigar colônia de férias e projetos sociais, mas continua as aulas de teatro, com 10 turmas.

Criado em 2005 como uma extensão do Cena Contemporânea, o Espaço Cena é um caso à parte entre os teatros do bolso. Sem cursos na programação, parte dos recursos de escritório é mantida pelo projeto permanente do festival junto ao Fundo de Apoio à Cultura (FAC). O orçamento se complementa com o aluguel do espaço, a R$ 180 por apresentação. “Dessa forma, podemos manter o Cena aberto ao público durante todo o ano para pesquisas em nosso material de arquivo, ciclos de leitura e exibição em vídeo de espetáculos de todo o mundo”, detalha o idealizador do projeto, Guilherme Reis.
fonte : Correio Braziliense (Marina Severino)

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Proposta de Uso do LABINFO

Professores:

  1. uso do material mediante agendamento
  2. envio dos alunos para pesquisa ( roteiro ) , aulas ( com a presença do professor responsável ) e vídeos ( agendamento para uma turma)
  3. Oficinas de Edição de Vídeo, Imagem e Som.
  4. Capacitação em software de código aberto
  5. Parceria no Festival do Minuto
  6. Coordenação da Rádio Escola

Aluno:

  1. pesquisa em turno contrário com assinatura no livro do LIED , indicação do Professor responsável pela visita e objetivo
  2. Oficinas de Edição de Vídeo , Imagem e Som
  3. Netiqueta ( como se comportar no uso da internet)
  4. Capacitação em Broffice
  5. Festival do Minuto
  6. Monitoria na Rádio Escola

Servidores

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Seja educado e cordial também na Internet

Abaixo algumas sugestões de netiquetas que podem contribuir para o uso educado e seguro da Internet:

  • Cumprimente as pessoas com as quais vai conversar. Nunca é demais um Bom dia;
  • Utilize poucos emoticons, tanto em salas de bate-papo quanto nos e-mails. Eles são úteis para expressar emoções e dar uma idéia de expressão facial e tom de voz; entretanto, podem poluir e dificultar a comunicação;
  • Evite utilizar letras maiúsculas para expressar sentimentos, conversar ou passar e-mails: letras maiúsculas no ambiente virtual significam falar alto ou gritar com o correspondente e isso pode ser mal interpretado;
  • Evite gírias pesadas e palavrões;
  • Evite mensagem pública e recados: se você precisa se dirigir à determinada pessoa, faça isso diretamente na conta de e-mail pessoal dela;
  • Evite encaminhar e-mails para todos os contatos. Nunca pratique spam;
  • Não abra e-mail de desconhecidos, estes podem conter vírus que, além de prejudicar seu equipamento, podem roubar senhas pessoais e causar grande prejuízo;
  • Não deixe ninguém esperando por resposta em chats. É sempre legal ser educado e atencioso;
  • Se quiser interromper a conversa, avise e se despeça antes de desligar;
  • Não envie aquilo que você não gostaria de receber;
  • Sempre informe o assunto da mensagem de forma clara e específica, no caso dos e-mails;
  • Faça a verificação gramatical e ortográfica de seu texto. É desagradável receber mensagens cheias de erros ou sem pontuação correta;
  • Não envie mensagens com exagero de caracteres de deslocamento de texto, no lado esquerdo (>). Isto torna a leitura difícil, e cada vez que um usuário re-envia ou responde um e-mail, o texto vai sendo deslocado, provocando um acúmulo de caracteres simbolizados por ">".
  • Evite enviar arquivos grandes sem prévio conhecimento do correspondente. Isso pode levá-lo a exceder o espaço disponível da conta, dificultando o recebimento de outros e-mails;
  • Nunca encaminhe e-mails com a listagem de remetentes anteriores. Além de ser desagradável, os e-mails podem parar nas mãos mal intencionadas. Por isso, envie seus e-mails com CCO (Com Cópia Oculta), assim nenhum endereço fica aparente. Pense bem: você distribui na rua sua caderneta de contatos telefônicos? Por que fará com seus contatos de email?;
  • Não passe adiante correntes, simpatias e boatos. Use seu senso crítico, não acredite em tudo que você recebe via e-mail, delete;
  • Em sites de relacionamento (como Orkut, MySpace, Facebook, Hi5, entre outros), não divulgue seus dados pessoais, pois o mais inocente dos dados (e-mail pessoal, escola em que estuda, lugares que freqüenta) pode servir como base de investigação para pessoas mal intencionadas descobrirem dados mais importantes e utilizá-los em chantagens para te prejudicar;
  • Quando criar um blog ou um site, preze pela acessibilidade de todos usuários da Internet. Existem recursos que, quando implementados, proporcionam a navegação para mais internautas, promovendo a inclusão digital.