quarta-feira, 3 de março de 2010

Olimpíada de língua portuguesa quer atingir 9 milhões de estudantes

A segunda edição da Olimpíada de Língua Portuguesa tem como uma das metas atingir 9 milhões de estudantes da rede pública em todo o Brasil. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as escolas onde estudam os 20 vencedores receberão laboratórios de informática com dez microcomputadores, uma impressora e também livros para a biblioteca.

O lançamento do programa de 2010 foi realizado nesta terça-feira (2), na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Centro do Rio. A data marca o início das inscrições, que terminam no dia 14 de maio.

Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, o governo tem o dever de identificar as novas tecnologias e se colocar à disposição da parceria público-privada, como é o caso da Olimpíada de Língua Portuguesa.

“O estado deve reconhecer suas insuficiências”, afirmou Haddad, que citou como exemplo bem-sucedido a Olimpíada de Matemática.

O ministro ressaltou ainda que a olimpíada não é um concurso para premiar, mas sim uma intervenção para melhorar o aprendizado dos alunos e a formação dos professores. O custo do programa, de acordo com Haddad, será de R$ 18 milhões, sendo que metade será custeada pelo governo e a outra metade por empresa privada.

Segundo o MEC, o objetivo dessa edição é a participação de 80 mil escolas, de 5.450 municípios do país. As oficinas de leitura e produção de texto serão desenvolvidas entre março e agosto. Para isso, ainda este mês, as escolas públicas de todo o país – inclusive as que não se inscreveram – irão receber um kit de material de apoio no ensino da escrita. As publicações estarão disponíveis para download no site www.escrevendoofuturo.org.br.

Todas as escolas receberão material de apoio
Os professores também receberão almanaque com orientações metodológicas e poderão participar de debates com pesquisadores da área por meio da comunidade virtual, no site oficial do programa.

Podem participar professores e alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Os gêneros dos textos variam de acordo com o nível escolar de cada participante. São eles: poema, memórias, artigo de opinião e crônica.

Inscrições
A escola que pretende participar da olimpíada precisa se inscrever através do site do MEC (www.mec.gov.br). No caso das escolas municipais, o secretário municipal de Educação é que deve fazer a adesão. Assim como as escolas estaduais, que serão inscritas através da Secretaria estadual de Educação. Depois da rede inscrita, os professores podem aderir ao programa no mesmo site.

A Olimpíada de Língua Portuguesa foi elaborada a partir do programa Escrevendo o Futuro, criado em 2002 por uma empresa privada, em parceira com autoridades municipais e estaduais de educação, além do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

A criação do programa se deu após a divulgação do resultado do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) em 2001, quando o Brasil ficou em último lugar em leitura entre os países participantes.

A parceria com o MEC ocorreu em 2007, quando o prêmio foi nomeado Olimpíada de Língua Portuguesa e se tornou parte do Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação, do governo federal.

A premiação acontece a cada dois anos, sempre em anos pares. Nos anos ímpares, é realizada a formação de professores.

fonte : G1

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Proposta de Uso do LABINFO

Professores:

  1. uso do material mediante agendamento
  2. envio dos alunos para pesquisa ( roteiro ) , aulas ( com a presença do professor responsável ) e vídeos ( agendamento para uma turma)
  3. Oficinas de Edição de Vídeo, Imagem e Som.
  4. Capacitação em software de código aberto
  5. Parceria no Festival do Minuto
  6. Coordenação da Rádio Escola

Aluno:

  1. pesquisa em turno contrário com assinatura no livro do LIED , indicação do Professor responsável pela visita e objetivo
  2. Oficinas de Edição de Vídeo , Imagem e Som
  3. Netiqueta ( como se comportar no uso da internet)
  4. Capacitação em Broffice
  5. Festival do Minuto
  6. Monitoria na Rádio Escola

Servidores

  1. Oficinas de inclusão Digital ( uso do pacote escritório, da internet e regras de segurança)

Seja educado e cordial também na Internet

Abaixo algumas sugestões de netiquetas que podem contribuir para o uso educado e seguro da Internet:

  • Cumprimente as pessoas com as quais vai conversar. Nunca é demais um Bom dia;
  • Utilize poucos emoticons, tanto em salas de bate-papo quanto nos e-mails. Eles são úteis para expressar emoções e dar uma idéia de expressão facial e tom de voz; entretanto, podem poluir e dificultar a comunicação;
  • Evite utilizar letras maiúsculas para expressar sentimentos, conversar ou passar e-mails: letras maiúsculas no ambiente virtual significam falar alto ou gritar com o correspondente e isso pode ser mal interpretado;
  • Evite gírias pesadas e palavrões;
  • Evite mensagem pública e recados: se você precisa se dirigir à determinada pessoa, faça isso diretamente na conta de e-mail pessoal dela;
  • Evite encaminhar e-mails para todos os contatos. Nunca pratique spam;
  • Não abra e-mail de desconhecidos, estes podem conter vírus que, além de prejudicar seu equipamento, podem roubar senhas pessoais e causar grande prejuízo;
  • Não deixe ninguém esperando por resposta em chats. É sempre legal ser educado e atencioso;
  • Se quiser interromper a conversa, avise e se despeça antes de desligar;
  • Não envie aquilo que você não gostaria de receber;
  • Sempre informe o assunto da mensagem de forma clara e específica, no caso dos e-mails;
  • Faça a verificação gramatical e ortográfica de seu texto. É desagradável receber mensagens cheias de erros ou sem pontuação correta;
  • Não envie mensagens com exagero de caracteres de deslocamento de texto, no lado esquerdo (>). Isto torna a leitura difícil, e cada vez que um usuário re-envia ou responde um e-mail, o texto vai sendo deslocado, provocando um acúmulo de caracteres simbolizados por ">".
  • Evite enviar arquivos grandes sem prévio conhecimento do correspondente. Isso pode levá-lo a exceder o espaço disponível da conta, dificultando o recebimento de outros e-mails;
  • Nunca encaminhe e-mails com a listagem de remetentes anteriores. Além de ser desagradável, os e-mails podem parar nas mãos mal intencionadas. Por isso, envie seus e-mails com CCO (Com Cópia Oculta), assim nenhum endereço fica aparente. Pense bem: você distribui na rua sua caderneta de contatos telefônicos? Por que fará com seus contatos de email?;
  • Não passe adiante correntes, simpatias e boatos. Use seu senso crítico, não acredite em tudo que você recebe via e-mail, delete;
  • Em sites de relacionamento (como Orkut, MySpace, Facebook, Hi5, entre outros), não divulgue seus dados pessoais, pois o mais inocente dos dados (e-mail pessoal, escola em que estuda, lugares que freqüenta) pode servir como base de investigação para pessoas mal intencionadas descobrirem dados mais importantes e utilizá-los em chantagens para te prejudicar;
  • Quando criar um blog ou um site, preze pela acessibilidade de todos usuários da Internet. Existem recursos que, quando implementados, proporcionam a navegação para mais internautas, promovendo a inclusão digital.