Quatro milhões e meio dos 5 milhões de jovens brasileiros que vão tentar garantir uma vaga na universidade neste ano vivem as angústias típicas de um momento decisivo - e mais uma: eles compõem o primeiro grupo de estudantes que fará o novo Enem, prova recém-criada pelo Ministério da Educação com o objetivo de substituir o velho vestibular. A mudança estreia em 23 das 55 universidades federais do país e em mais 500 faculdades particulares. Outras 500 instituições, entre elas USP e Unicamp, também vão adotar o Enem, mas apenas como parte de seu processo seletivo.
A expectativa do MEC é que, até 2012, todas as federais abandonem seu concurso. Desde 1911, quando surgiu o primeiro vestibular no Brasil, não se via uma transformação tão radical - e ela é um avanço em pelo menos dois aspectos. O primeiro diz respeito ao conteúdo da prova. Enquanto o velho vestibular exige do aluno a memorização de uma quantidade colossal de fórmulas, datas e nomes, o novo exame procura aferir, basicamente, a capacidade de raciocínio em questões que combinam as várias áreas do conhecimento e traduzem a vida real - uma evolução inquestionável.
O outro se refere à implantação do sistema unificado de prova. O exame será o mesmo em todas as faculdades em que for adotado. Isso significa que, com uma única nota, o aluno terá agora em mãos um passaporte de entrada para centenas de universidades em todo o país.
A apenas duas semanas do exame, muitos estudantes ainda têm dúvidas básicas sobre o que e como estudar. O MEC divulgou as linhas gerais da prova e um simulado que dá uma ideia de como as matérias vão ser cobradas. Mas gente como Anna Carolina Cipparrone, 17 anos, e seus colegas do Colégio Bandeirantes, em São Paulo, sente falta de detalhes sobre o que vai cair na prova e de referências teóricas em que basear o estudo: "É um momento de profunda ansiedade", resume. Para ela e os outros quase 5 milhões de jovens às vésperas do novo Enem, as dicas a seguir, dadas pelos próprios profissionais do Inep, órgão do MEC responsável pela elaboração do exame, podem ser de grande valor.
1. Inteirar-se de todos os fatos mais relevantes do noticiário recente - no Brasil e no mundo.
Como 100% das questões da prova serão contextualizadas, há chance de que elas girem em torno de assuntos tais como a crise financeira mundial ou a gripe A. Não se exigirá de ninguém que tenha na cabeça os detalhes sobre cada tema, mas, sim, seu significado e suas consequências. Para otimizar o tempo, é bom lembrar que o Enem está pronto desde a primeira semana de agosto - o que significa que nada do que aconteceu depois disso aparecerá no exame.
2. Dispensar a memorização de fórmulas.
Exceto aquelas bem simples - como, por exemplo, a que define a área de um cubo -, todas as fórmulas mais complexas virão junto da pergunta em que deverão ser aplicadas.
3. Escolher temas atuais e treinar escrever sobre eles.
Mas não sem ter em mente duas características a que os examinadores da redação vão prestar especial atenção na hora de corrigi-la: o texto deve apresentar a ideia central logo de saída e fazer uma defesa clara e coerente dela até o fim - evitando os ilogismos ao máximo. Quem for além e ainda conseguir oferecer uma solução para o assunto em questão ganhará pontos. Vale a pena investir tempo nesse exercício.
4. Não perder tempo com disciplinas que foram excluídas do novo Enem.
O exame tem 10% menos conteúdo do que um vestibular tradicional (e a tendência é que encolha ainda mais no ano que vem). O Inep informa que ficaram de fora da prova de matemática, por exemplo, temas como números complexos, matrizes e determinantes. Em português, não entram gramática, funções morfossintáticas nem história literária. Das ciências da natureza, foram excluídos assuntos como hidrodinâmica, leis de Kirchoff e introdução à física moderna.
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Camiseta - autores
camiseta 1 - Alessandra Paula Rufino
camiseta 2 - Stephany Cavalcanti
camiseta 3 - Vinicius Bezerra
camiseta 4 - Milena Cardoso da Silva
camiseta 5 - Juliana de Andrade Cardoso
camiseta 6 - Leonardo Batista dos Santos Júnior
camiseta 7 - Paulo Ricardo Borges
camiseta 8 - Marcio Pinheiro da Costa
camiseta 9 - Romulo Pereira
camiseta 10-Edilaine Ferreira
camiseta 11-Matheus Martins da Costa
camiseta 12-Alexander
Preste atenção...Por favor!!!
Para visualizar melhor a camiseta clique em cima da imagem abaixo ou no link da camiseta acima
na hora de votar escolha na cédula a camiseta pelo seu número de acordo com a relação acima e as imagens abaixo.
camiseta 2 - Stephany Cavalcanti
camiseta 3 - Vinicius Bezerra
camiseta 4 - Milena Cardoso da Silva
camiseta 5 - Juliana de Andrade Cardoso
camiseta 6 - Leonardo Batista dos Santos Júnior
camiseta 7 - Paulo Ricardo Borges
camiseta 8 - Marcio Pinheiro da Costa
camiseta 9 - Romulo Pereira
camiseta 10-Edilaine Ferreira
camiseta 11-Matheus Martins da Costa
camiseta 12-Alexander
Preste atenção...Por favor!!!
Para visualizar melhor a camiseta clique em cima da imagem abaixo ou no link da camiseta acima
na hora de votar escolha na cédula a camiseta pelo seu número de acordo com a relação acima e as imagens abaixo.
Proposta de Uso do LABINFO
Professores:
- uso do material mediante agendamento
- envio dos alunos para pesquisa ( roteiro ) , aulas ( com a presença do professor responsável ) e vídeos ( agendamento para uma turma)
- Oficinas de Edição de Vídeo, Imagem e Som.
- Capacitação em software de código aberto
- Parceria no Festival do Minuto
- Coordenação da Rádio Escola
Aluno:
- pesquisa em turno contrário com assinatura no livro do LIED , indicação do Professor responsável pela visita e objetivo
- Oficinas de Edição de Vídeo , Imagem e Som
- Netiqueta ( como se comportar no uso da internet)
- Capacitação em Broffice
- Festival do Minuto
- Monitoria na Rádio Escola
Servidores
- Oficinas de inclusão Digital ( uso do pacote escritório, da internet e regras de segurança)
Seja educado e cordial também na Internet
Abaixo algumas sugestões de netiquetas que podem contribuir para o uso educado e seguro da Internet:
- Cumprimente as pessoas com as quais vai conversar. Nunca é demais um Bom dia;
- Utilize poucos emoticons, tanto em salas de bate-papo quanto nos e-mails. Eles são úteis para expressar emoções e dar uma idéia de expressão facial e tom de voz; entretanto, podem poluir e dificultar a comunicação;
- Evite utilizar letras maiúsculas para expressar sentimentos, conversar ou passar e-mails: letras maiúsculas no ambiente virtual significam falar alto ou gritar com o correspondente e isso pode ser mal interpretado;
- Evite gírias pesadas e palavrões;
- Evite mensagem pública e recados: se você precisa se dirigir à determinada pessoa, faça isso diretamente na conta de e-mail pessoal dela;
- Evite encaminhar e-mails para todos os contatos. Nunca pratique spam;
- Não abra e-mail de desconhecidos, estes podem conter vírus que, além de prejudicar seu equipamento, podem roubar senhas pessoais e causar grande prejuízo;
- Não deixe ninguém esperando por resposta em chats. É sempre legal ser educado e atencioso;
- Se quiser interromper a conversa, avise e se despeça antes de desligar;
- Não envie aquilo que você não gostaria de receber;
- Sempre informe o assunto da mensagem de forma clara e específica, no caso dos e-mails;
- Faça a verificação gramatical e ortográfica de seu texto. É desagradável receber mensagens cheias de erros ou sem pontuação correta;
- Não envie mensagens com exagero de caracteres de deslocamento de texto, no lado esquerdo (>). Isto torna a leitura difícil, e cada vez que um usuário re-envia ou responde um e-mail, o texto vai sendo deslocado, provocando um acúmulo de caracteres simbolizados por ">".
- Evite enviar arquivos grandes sem prévio conhecimento do correspondente. Isso pode levá-lo a exceder o espaço disponível da conta, dificultando o recebimento de outros e-mails;
- Nunca encaminhe e-mails com a listagem de remetentes anteriores. Além de ser desagradável, os e-mails podem parar nas mãos mal intencionadas. Por isso, envie seus e-mails com CCO (Com Cópia Oculta), assim nenhum endereço fica aparente. Pense bem: você distribui na rua sua caderneta de contatos telefônicos? Por que fará com seus contatos de email?;
- Não passe adiante correntes, simpatias e boatos. Use seu senso crítico, não acredite em tudo que você recebe via e-mail, delete;
- Em sites de relacionamento (como Orkut, MySpace, Facebook, Hi5, entre outros), não divulgue seus dados pessoais, pois o mais inocente dos dados (e-mail pessoal, escola em que estuda, lugares que freqüenta) pode servir como base de investigação para pessoas mal intencionadas descobrirem dados mais importantes e utilizá-los em chantagens para te prejudicar;
- Quando criar um blog ou um site, preze pela acessibilidade de todos usuários da Internet. Existem recursos que, quando implementados, proporcionam a navegação para mais internautas, promovendo a inclusão digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário