quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Projetor Proinfo-Novo equipamento multimídia facilita atividades em escola do DF

Alunos e professores do Centro Educacional 2 do Guará (CED 02), no Distrito Federal, contam com uma nova ferramenta para levar mais conhecimento para a sala de aula. O Projetor Proinfo, que reúne em um único equipamento projeção, computador e acesso à internet, já está sendo usado diariamente pelas turmas do oitavo ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio.

A escola é uma das 89, em todo país, que receberam o aparelho multimídia do Ministério da Educação. Até o final do ano, outras 261 instituições, entre escolas públicas, coordenações estaduais do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo Integrado) e representações estaduais da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undimes) deverão receber uma unidade do projetor.

Ao todo, 350 instituições participam dessa fase piloto. No CED 02, os professores garantem que ficou mais fácil conseguir a atenção dos alunos. “O aparelho é utilizado até mesmo nas aulas de educação física. Eles assistem vídeos e material especial preparado pelos professores para depois colocar em prática, na quadra, o que aprenderam na teoria”, conta o professor de informática Antônio Carlos de Oliveira Bello.

Bello revela que o Projetor Proinfo não é apenas uma ferramenta para os docentes. Pela praticidade do equipamento, os estudantes também descobriram um aliado para realizar suas atividades. “Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20, os alunos prepararam vídeos que serão apresentados nesta terça-feira, 17, em sala com auxílio do projetor para as turmas do primeiro ao terceiro ano do ensino médio”, diz.

Para o secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação, Carlos Eduardo Bielschowsky, um dos idealizadores do Projetor Proinfo, as escolas públicas brasileiras entram em uma nova fase da era digital ao começar a usar um equipamento inovador em suas salas de aula. “Não será mais necessário se preocupar em montar equipamento. O projetor é portátil e de fácil manuseio”, afirma.

O produto já está em análise para registro de patente no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). O projeto foi iniciado no MEC e contou com a colaboração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desenvolvido pela Fundação Centros de Referência e Tecnologias Inovadoras (CERTI), o aparelho nasceu como uma solução portátil multimídia que agrega funcionalidades de projetor e unidade de processamento de baixo custo. O uso é focado na dinâmica dos trabalhos em sala de aula, possibilitando conexão com a internet, portabilidade, manipulação de conteúdo multimídia (como vídeo e apresentação de slides, com projeção em qualquer parede), desenvolvimento de tarefas colaborativas e apresentação de conteúdos educacionais.

O Ministério da Educação trabalha agora em um edital para contratar uma empresa que produza mais unidades, que serão distribuídas às escolas públicas após o término da fase piloto.

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Camiseta - autores

camiseta 1 - Alessandra Paula Rufino
camiseta 2 - Stephany Cavalcanti
camiseta 3 - Vinicius Bezerra
camiseta 4 - Milena Cardoso da Silva
camiseta 5 - Juliana de Andrade Cardoso
camiseta 6 - Leonardo Batista dos Santos Júnior
camiseta 7 - Paulo Ricardo Borges
camiseta 8 - Marcio Pinheiro da Costa
camiseta 9 - Romulo Pereira
camiseta 10-Edilaine Ferreira
camiseta 11-Matheus Martins da Costa
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Preste atenção...Por favor!!!

Para visualizar melhor a camiseta clique em cima da imagem abaixo ou no link da camiseta acima

na hora de votar escolha na cédula a camiseta pelo seu número de acordo com a relação acima e as imagens abaixo.

Proposta de Uso do LABINFO

Professores:

  1. uso do material mediante agendamento
  2. envio dos alunos para pesquisa ( roteiro ) , aulas ( com a presença do professor responsável ) e vídeos ( agendamento para uma turma)
  3. Oficinas de Edição de Vídeo, Imagem e Som.
  4. Capacitação em software de código aberto
  5. Parceria no Festival do Minuto
  6. Coordenação da Rádio Escola

Aluno:

  1. pesquisa em turno contrário com assinatura no livro do LIED , indicação do Professor responsável pela visita e objetivo
  2. Oficinas de Edição de Vídeo , Imagem e Som
  3. Netiqueta ( como se comportar no uso da internet)
  4. Capacitação em Broffice
  5. Festival do Minuto
  6. Monitoria na Rádio Escola

Servidores

  1. Oficinas de inclusão Digital ( uso do pacote escritório, da internet e regras de segurança)

Seja educado e cordial também na Internet

Abaixo algumas sugestões de netiquetas que podem contribuir para o uso educado e seguro da Internet:

  • Cumprimente as pessoas com as quais vai conversar. Nunca é demais um Bom dia;
  • Utilize poucos emoticons, tanto em salas de bate-papo quanto nos e-mails. Eles são úteis para expressar emoções e dar uma idéia de expressão facial e tom de voz; entretanto, podem poluir e dificultar a comunicação;
  • Evite utilizar letras maiúsculas para expressar sentimentos, conversar ou passar e-mails: letras maiúsculas no ambiente virtual significam falar alto ou gritar com o correspondente e isso pode ser mal interpretado;
  • Evite gírias pesadas e palavrões;
  • Evite mensagem pública e recados: se você precisa se dirigir à determinada pessoa, faça isso diretamente na conta de e-mail pessoal dela;
  • Evite encaminhar e-mails para todos os contatos. Nunca pratique spam;
  • Não abra e-mail de desconhecidos, estes podem conter vírus que, além de prejudicar seu equipamento, podem roubar senhas pessoais e causar grande prejuízo;
  • Não deixe ninguém esperando por resposta em chats. É sempre legal ser educado e atencioso;
  • Se quiser interromper a conversa, avise e se despeça antes de desligar;
  • Não envie aquilo que você não gostaria de receber;
  • Sempre informe o assunto da mensagem de forma clara e específica, no caso dos e-mails;
  • Faça a verificação gramatical e ortográfica de seu texto. É desagradável receber mensagens cheias de erros ou sem pontuação correta;
  • Não envie mensagens com exagero de caracteres de deslocamento de texto, no lado esquerdo (>). Isto torna a leitura difícil, e cada vez que um usuário re-envia ou responde um e-mail, o texto vai sendo deslocado, provocando um acúmulo de caracteres simbolizados por ">".
  • Evite enviar arquivos grandes sem prévio conhecimento do correspondente. Isso pode levá-lo a exceder o espaço disponível da conta, dificultando o recebimento de outros e-mails;
  • Nunca encaminhe e-mails com a listagem de remetentes anteriores. Além de ser desagradável, os e-mails podem parar nas mãos mal intencionadas. Por isso, envie seus e-mails com CCO (Com Cópia Oculta), assim nenhum endereço fica aparente. Pense bem: você distribui na rua sua caderneta de contatos telefônicos? Por que fará com seus contatos de email?;
  • Não passe adiante correntes, simpatias e boatos. Use seu senso crítico, não acredite em tudo que você recebe via e-mail, delete;
  • Em sites de relacionamento (como Orkut, MySpace, Facebook, Hi5, entre outros), não divulgue seus dados pessoais, pois o mais inocente dos dados (e-mail pessoal, escola em que estuda, lugares que freqüenta) pode servir como base de investigação para pessoas mal intencionadas descobrirem dados mais importantes e utilizá-los em chantagens para te prejudicar;
  • Quando criar um blog ou um site, preze pela acessibilidade de todos usuários da Internet. Existem recursos que, quando implementados, proporcionam a navegação para mais internautas, promovendo a inclusão digital.