quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Projetor Proinfo-Novo equipamento multimídia facilita atividades em escola do DF

Alunos e professores do Centro Educacional 2 do Guará (CED 02), no Distrito Federal, contam com uma nova ferramenta para levar mais conhecimento para a sala de aula. O Projetor Proinfo, que reúne em um único equipamento projeção, computador e acesso à internet, já está sendo usado diariamente pelas turmas do oitavo ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio.

A escola é uma das 89, em todo país, que receberam o aparelho multimídia do Ministério da Educação. Até o final do ano, outras 261 instituições, entre escolas públicas, coordenações estaduais do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo Integrado) e representações estaduais da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undimes) deverão receber uma unidade do projetor.

Ao todo, 350 instituições participam dessa fase piloto. No CED 02, os professores garantem que ficou mais fácil conseguir a atenção dos alunos. “O aparelho é utilizado até mesmo nas aulas de educação física. Eles assistem vídeos e material especial preparado pelos professores para depois colocar em prática, na quadra, o que aprenderam na teoria”, conta o professor de informática Antônio Carlos de Oliveira Bello.

Bello revela que o Projetor Proinfo não é apenas uma ferramenta para os docentes. Pela praticidade do equipamento, os estudantes também descobriram um aliado para realizar suas atividades. “Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20, os alunos prepararam vídeos que serão apresentados nesta terça-feira, 17, em sala com auxílio do projetor para as turmas do primeiro ao terceiro ano do ensino médio”, diz.

Para o secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação, Carlos Eduardo Bielschowsky, um dos idealizadores do Projetor Proinfo, as escolas públicas brasileiras entram em uma nova fase da era digital ao começar a usar um equipamento inovador em suas salas de aula. “Não será mais necessário se preocupar em montar equipamento. O projetor é portátil e de fácil manuseio”, afirma.

O produto já está em análise para registro de patente no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). O projeto foi iniciado no MEC e contou com a colaboração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desenvolvido pela Fundação Centros de Referência e Tecnologias Inovadoras (CERTI), o aparelho nasceu como uma solução portátil multimídia que agrega funcionalidades de projetor e unidade de processamento de baixo custo. O uso é focado na dinâmica dos trabalhos em sala de aula, possibilitando conexão com a internet, portabilidade, manipulação de conteúdo multimídia (como vídeo e apresentação de slides, com projeção em qualquer parede), desenvolvimento de tarefas colaborativas e apresentação de conteúdos educacionais.

O Ministério da Educação trabalha agora em um edital para contratar uma empresa que produza mais unidades, que serão distribuídas às escolas públicas após o término da fase piloto.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

MEC autoriza jovem com paralisia cerebral a usar computador no Enem

Depois de seis meses de muita insistência, um jovem com paralisia cerebral conseguiu autorização do Ministério da Educação (MEC) para usar um computador adaptado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


Apesar da sua restrição motora, a capacidade cognitiva de Guilherme Finotti não foi afetada. Aos 17 anos, ele vai concluir o ensino médio regular neste mês e já terminou em julho o ensino técnico em informática. No entanto, para se comunicar, o computador é imprescindível. “Até eu, que sou mãe, muitas vezes não entendo o que ele fala. Então, peço para ele escrever”, conta a dona de casa Eunice Marili Finotti, 43 anos.


Por causa da deficiência, ele não consegue abrir totalmente a mão. Para usar o computador, ele depende de teclado e mouse especiais. Sobre o teclado normal, uma peça reta de acrílico transparente com furos é presa. Com uma caneta ou lápis, ele alcança as teclas e consegue digitar. No lugar do mouse, há um equipamento com botões grandes alinhados em série, que ele aperta para se movimentar na tela do computador.


Destaque entre os seus colegas na escola, Guilherme também desenvolve trabalhos de iniciação científica como bolsista numa instituição de ensino superior de Novo Hamburgo (RS), onde mora com o pai e a mãe. O seu primeiro projeto, que consistia num software para ajudar na alfabetização de crianças com paralisia cerebral, recebeu o prêmio de destaque no 4º Salão UFRGS Jovem 2009. Guilherme ainda foi medalha de prata na VII Olimpíada Brasileira de Astronomia.

Com a nota do Enem, o objetivo dele é conseguir uma bolsa de estudos do Programa Universidade para todos (ProUni) para cursar sistemas de internet numa instituição particular.

“Sem o Enem, as chances de ele cursar a faculdade acabariam ali. A mensalidade do curso é de mais de R$ 1.000, quase a renda mensal do meu marido, que trabalha como manobrista. Não teríamos condições de pagar. Hoje, ele já estuda com bolsa na rede particular”, diz Eunice.

Segundo a mãe, a luta para conseguir a autorização do computador adaptado começou em maio, antes mesmo da abertura das inscrições para o Enem. “Entrei em contato com o município e o estado, mas me disseram que teria de ser direto com o Ministério da Educação. Fiz inúmeras ligações para o Inep, mas recebi um retorno de que não seria possível atender a minha solicitação."


A esperança dela foi renovada com o vazamento do exame, que aconteceria em outubro e precisou ser remarcado para dezembro. "Fui atrás da imprensa. Consegui o contato de um deputado que tentou me ajudar, mas até então não tinha tido uma resposta oficial do ministério.”

“A paralisia cerebral em nada afeta a inteligência desse garoto. Ele simplesmente depende de um computador para se expressar. O computador serve como teclado e papel para ele”, disse ao G1 o procurador da República Júlio Carlos Schwonke de Castro Júnior. Segundo ele, como o Inep se mantinha irredutível na autorização do computador, uma ação civil foi ajuizada na segunda-feira (9).

Confirmação oficial

Apesar de toda a mobilização, Eunice estava ainda na expectativa se o filho conseguiria fazer a prova daqui a cerca de três semanas. A confirmação oficial de que poderia usar o computador só veio na quinta-feira (12) por volta das 21h para, num telefonema de Brasília.

Cerca de uma hora antes o G1 havia conversado com ela e, em seguida, entrado em contato com a assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que aplica a prova. “Num primeiro momento, quando atendi ao telefone [do Inep], fiquei extasiada. Pensei: ‘Será que é verdade?’. Foi tanta luta que demorei a acreditar”, diz Eunice, emocionada.

Segundo o Inep, a decisão de liberar o computador estava tomada há quase um mês, mas o instituto não soube explicar a demora para avisar a família do garoto. Guilherme fará a prova numa data posterior a dos outros candidatos, que realizarão o exame nos dias 5 e 6 de dezembro.

Ele deverá fazer o Enem nos mesmos dias em que os candidatos presidiários o farão, provavelmente nos dias 21 e 22 de dezembro. Da mesma maneira que o exame é levado até os presídios, o Inep estuda aplicar a prova para Guilherme na casa ou na escola dele, onde já existem computadores adaptados.

Assim como as outras pessoas portadoras de necessidades especiais, o estudante também terá uma hora a mais para fazer a prova. "Acho que o ideal seria ter duas horas extras, porque o ritmo de digitação dele é um pouco lento, mas já estou tão feliz que não posso reclamar", diz a mãe.

fonte : G1

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Omo-Oba




Omo-Oba: Histórias de Princesas reconta mitos africanos, divulgados nas comunidades de tradição ketu, pouco conhecidos pelo público em geral e que reforçam os diferentes modos de ser femininos. Dividido em seis mitos, relata as histórias de Oiá, Oxum, Iemanjá, Olocum, Ajê Xalugá e Oduduá.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

CURTAS GG - DIAS 17,19 e 20/11/09




O I Fórum “Curtas GG:
"A Diversidade em Foco” é na verdade uma Ação conjunta em que professores, alunos, coordenadores e direção do CED 02 do Guará reúnem a vontade e a responsabilidade em prol do cumprimento da Lei 10.639, sancionada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 9 de janeiro de 2003.

"Art. 26- A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.
"Art. 79 -B. O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como 'Dia Nacional da Consciência Negra' ."
A África é um continente de grande diversidade cultural que se vê fortemente ligada à cultura brasileira.

PROGRAMAÇÃO

DIA: 17/11/2009
Turno: Matutino
8h30 Abertura :Palestra “Racista, eu? De jeito nenhum!”
Palestrante:Verinez Carlota-Pedagoga, Especialista e Mestre em educação pela UNB-Estudiosa da temática Cultura afro e Indígena– Coordenadora Intermediária de Educação e Relações Etnicorraciais da DRE de Santa Maria.
9h45 Exibição da reportagem “O Racismo e o Preconceito na Escola”-TV GG News
10h30 Concerto Cultural Brasileiro-Raízes Culturais
Turno: Vespertino
14h Abertura :Concerto Cultural Brasileiro-Raízes Culturais
15h45 :Palestra “Racista, eu? De jeito nenhum!”
Palestrante:Verinez Carlota-Peda-goga, Especialista e Mestre em educação pela UNB-Estudiosa da temática Cultura afro e Indígena–Coordenadora Intermediária de Educação e Relações Etnicorraciais da DRE de Santa Maria.
16h Exibição da reportagem “O Racismo e o Preconceito na Escola”-TV GG News

DIA: 19/11/09
Turno: Matutino e Vespertino
8h30 e 14h Palestra: A contribuição da cultura yorubá na formação de nossa identidade.
Palestrante: Antônio da Silva Santos Júnior - Professor de Pedagogia, Geografia, Filosofia e Teologia - Especialização em Filosofia, Estudos culturais e Pesquisa em Educação-Coordenador Pedagógico do Núcleo social do Rogacionista.
10h e 15h45 Palestra: Heróis negros/Ações Afirmativas
Palestrante: João Bilola-Formado em Letras e Turismo- Bilingue-Foi Presidente do Conselho de defesa de direito do Negro-Atualmente é Coordenador para Assuntos de Igualdade Racial.
“A raiz do meu país era multirracial
Tinha índio, branco, amarelo, preto
Nascemos da mistura então porque o preconceito?
(Gabriel, o Pensador, Lavagem Cerebral)

DIA 20/11/2009– CULMINÂNCIA “ DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA “
Turno Matutino
8h às 12h Exposição e Apresentação de Trabalhos feitos pelos alunos.
9h45 Palestra “DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA” -Palestrante: Antônio Cezar Castello Branco-Assistente Executivo do Conselho e Defesa do Negro-Assistente Social-Secretário Executivo do Conselho e Defesa do Negro-Analista de Administração-Participante do Foro Permanente de Educação Etnicorracial– Centro Cultural Quizombola.
Turno Vespertino
14h às 18h Exposição e Apresentação de trabalhos feitos pelos alunos

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Resultado da 1ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

“A 1ª Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa inédita de estudar e debater a história nacional, por meio da leitura e interpretação de documentos, imagens e textos.
Serão cinco fases online e uma fase final com premiação, disputadas por equipes compostas por até 3 estudantes e um professor de história.
Estudar e conhecer a história do Brasil pode ser um desafio estimulante e enriquecedor. É nisso que acreditamos ao propor uma Olimpíada Nacional em História do Brasil.
Tradicionalmente, as Olimpíadas científicas têm contemplado as ciências exatas e naturais. No Brasil, já são conhecidas a Olimpíada Brasileira de Matemática, a de Química, a de Biologia, a de Robótica, entre outras. Nosso objetivo com a 1ª Olimpíada Nacional em História do Brasil é trazer para o âmbito das ciências humanas este tipo de atividade que estimula o conhecimento e o estudo, desperta talentos e aptidões e, fundamentalmente, envolve os participantes em atividades de desafio construtivo. O conhecimento histórico é sem dúvida um dos mais importantes para a nossa formação pessoal e profissional, e fundamental na constituição da cidadania.
Com exceção da última fase da Olimpíada – presencial – todas as demais fases serão virtuais, o que nos dá a possibilidade de agregar participantes de todas as regiões do país. Nossa plataforma é simples e pode funcionar bem em diferentes equipamentos e velocidades de conexão.
Para participar, basta montar uma equipe composta por um professor de história e por estudantes regularmente matriculados em escola pública ou privada do Brasil, cursando o ensino médio e/ou o oitavo e nono anos (antigas sétima e oitava séries) do ensino fundamental. No mais, basta ter um acesso à internet para visitar a página da Olimpíada com as perguntas e atividades e para enviar as respostas.
A nossa Olimpíada tem uma particularidade: ela não é realizada por competidores individuais e sim por equipes de estudantes, orientados por um professor. Queremos, desta forma, intensificar a conexão entre estudantes de diferentes séries e seu professor de história, numa atividade que pode se estender dentro e fora da sala de aula e fortalecer, assim, hábitos de estudo e vínculos de cooperação.
A 1ª Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa inédita do Museu Exploratório de Ciências, Unicamp, concebida e elaborada por historiadores e professores de história, voltada para o público das últimas séries de ensino Fundamental e do Ensino Médio. Nela, os participantes terão a oportunidade de trabalhar com temas fundamentais da história nacional e de conhecer de perto as práticas e metodologias dos historiadores, ao lidarem com documentos históricos, textos, imagens e outros materiais. Assim, mais do que buscar conteúdos, nosso convite é para uma reflexão sobre como a história é construída por seus participantes.

Basta olhar para o símbolo em nossa página, ou seja, o nosso logotipo: a letra H – a história – aparece sendo construída por diferentes linhas de força, que contribuem, com diferentes inflexões e pontos de vista, para a construção de um resultado final. Assim como a história, ela não é um todo definido e acabado: ela só tem sentido no processo, no fazer-se.” ( Divulgação da Unicamp)

O Centro Educacional 02 do Guará participou desta olimpíada com trés equipes coordenadas pelo Professor Nivardo Barros e para a fase final todas as equipes se classificaram, sendo que uma delas foi classificada em 1º lugar na categoria “Escola Púbica para a Região Centro Oeste”
Alunos Participantes:
Bruna Brandão
Lais Rinelli
Lucas Viana
Alisson Toscana
Ramon Felipe
Francielle
Ryan
Julya
Rafaela Bastos


EQUIPES PATROCINADAS – Região Centro Oeste

Listagem oficial de todas as equipes participantes da Fase 5, com a classificação, a pontuação total e a situação da equipe

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Abertas as inscrições para o programa Bolsa Atleta do DF

A Secretaria de Esporte do Distrito Federal abriu nesta terça-feira (3) as inscrições para o programa Bolsa Atleta 2010. As federações esportivas têm até o dia 30 de novembro para encaminhar os nomes dos atletas com a documentação exigida.

O Bolsa Atleta foi criado pela Secretaria de Esporte para garantir ao desportista ajuda mensal para custear os treinamentos no DF sem precisar mudar para outros estados. O programa atende atletas em 16 modalidades olímpicas: atletismo, basquete, ciclismo, ginástica olímpica, ginástica rítmica, handebol, hipismo, iatismo, judô, natação, saltos ornamentais, taekwond, tênis de mesa, tênis de quadra, triatlo e vôlei.

Para ser beneficiado, o atleta precisa ser registrado por algum clube ou federação, ter residência fixa de no mínimo três anos no DF, estar em plena atividade esportiva e idade mínima de 12 anos. O valor da bolsa pode chegar até a R$ 3.305, dependendo do nível do atleta (estudantil, estadual, internacional ou olímpica).

Mais informações na Gerência do Bolsa Atleta: 3342-1209

fonte: ClicaBrasilia

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Espalhados pelo Distrito Federal, pequenos teatros cumprem papel duplo

Grandes temporadas, casa cheia, sucesso de público. Quando essas expressões são ouvidas, logo se imagina um teatro com centenas de pessoas a aplaudir de pé o fim do espetáculo. Essa, no entanto, é a realidade de casas com menos de 100 m², situadas, em geral, nos subsolos de comerciais, desconhecidas do grande público brasiliense. Os teatros de bolso, com capacidade para até 100 pessoas, têm pipocado pelo Distrito Federal nos últimos cinco anos. Oferecem uma experiência diferenciada: contato do público com a criação teatral, em espetáculos das companhias locais e envolvimento em atividades culturais. “Os espaços mantidos por grupos pequenos são muito interessantes”, acredita o dramaturgo Plinio Mósca, que administrou um teatro de bolso por sete anos e hoje procura parceria para estabelecer outro projeto.

Com 25 anos de carreira, Plínio Mósca acredita na força da geração de cultura por meio da programação variada e com longas temporadas proporcionadas pelo formato. “Quando se mantém um teatro de bolso com ensaios, oficinas e espetáculos, proporciona-se uma agenda maleável. Você pode ter uma peça infantil pela manhã e uma mais adulta e audaciosa no fim da noite”, complementa.

Negócio rentável? Nem tanto. Grande parte dos grupos que abriu o próprio teatro oferece ingresso gratuito e busca sustentação por meio de políticas públicas ou aulas de atuação, figurino, cenografia. Em grande parte, os teatros de bolso do DF estão ligados às associações de artistas, com objetivo de desenvolver atividades junto à comunidade. “É uma forma de incentivar a participação e promover a inclusão cultural por meio do teatro”, explica o bonequeiro Aírton Maciano. Após 23 anos de teatro popular, ele decidiu montar o Espaço Cultural Bagagem, em 2004, por exigência do público infantil que acompanhava o seu trabalho no Gama e cobrava apresentações frequentes.

Desde então, o Bagagem recebe pessoas de todo o DF no pequeno espaço no subsolo, que serve como escritório, teatro e camarim. “O ator tem de se vestir, maquiar e concentrar antes da entrada do público. Quando a sala atinge a lotação, com 60 pessoas, o espetáculo se torna extremamente intimista. Ainda mais quando voltado para crianças, que desconhecem o limite do palco”, destaca. No andar térreo, funcionam a oficina de bonecos e a recepção ao público ocasional, que passa pelo local em busca de bate-papo e descontração.

A atividade junto aos moradores locais rendeu frutos em Taguatinga e chegou a extrapolar a capacidade do Ponto de Cultura Invenção Brasileira, fundado por Chico Simões, em 2005, com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). A sede escolhida fica em loja no Mercado Sul de Taguatinga, comprada com as economias do artista. A partir dos recursos públicos para fomentar programação, Chico fortaleceu o trabalho desenvolvido com a companhia Mamulengo Presepada. “Foi possível desenvolver cursos regulares, produzir revistas e vídeos. A vizinhança, altamente marginalizada, transformou-se com o trabalho coletivo”, conta Chico Simôes.

Com o fim do convênio com o governo, a companhia se mudou mais uma vez de sede para voltar a atuar junto à comunidade de Taguatinga. O teatro de bolso, entretanto, continua mais que vivo e no mesmo local.

Ouça entrevista com Chico Simões e Plínio Mósca

Financeiramente estáveis na Europa, onde os teatros de bolso são reconhecidos pelo governo como centros de pesquisa e, por isso, subsidiados, o formato é recente no Brasil e não possui políticas públicas asseguradas. Em Brasília, eles começam a ser vistos pela nova geração como uma forma de vivência cênica. Aberta no início deste ano em uma comercial da W4 Norte, a Escola Teatral Confins-Artísticos (Etca) garante a manutenção do espaço próprio com aulas de teatro e o aluguel do local, composto por salas de aula, lanchonete, estúdio para gravação musical e um pequeno teatro de 30 lugares, com iluminação e sistema de som. “Começamos a trabalhar na Universidade de Brasília (UnB),em 2002, e vimos que seria vantajoso ter sede para dar continuidade aos projetos autorais”, conta o proprietário, Gustavo Rainecken.

A programação do teatro de bolso ainda é tímida, com apresentações dos alunos a cada três meses e algumas montagens desenvolvidas pela equipe espalhadas ao longo do ano. “Apesar da boa recepção, ainda não existe uma tradição consolidada entre o público. É insustentável deixar uma temporada em cartaz por muito tempo”, afirma Rainecken. Para atrair audiência, os espetáculos da companhia têm abordagem diferenciada — são apresentados em encontros com música e degustação.

Conquistar público também representa um desafio para o diretor Cláudio Chinaski, que abriu o Espaço Cultural Mosaico em 2008. “Costumo brincar que Brasília tem 500 pessoas interessadas em teatro. O restante da população não busca esse tipo de entretenimento, apenas quando há divulgação pesada. Apesar disso, a casa enche em função do público que acompanha o nosso trabalho.” Além da administração, Cláudio atua como produtor cultural e convida grupos de outras cidades a se apresentarem no local, como o paulistano Club Noir, que está em cartaz hoje com a peça Comunicação a uma academia.

Cursos
Apesar das dificuldades, alguns grupos mais antigos provam que manter teatro de bolso e escola é uma realidade possível e rentável. A Companhia da Ilusão, instalada há 15 anos na 510 Sul, mantém um curso de formação com duração de dois anos que atende a 14 turmas por semestre, todas agendadas com montagens de comédia, tragédia grega, teatro do absurdo e drama realista. Uma área específica da companhia se responsabiliza pela produção e pesquisa para novos espetáculos.

No Mapati, os 20 anos de teatro de bolso mostram uma trajetória de adaptações — antes, o lugar fazia parte da residência da proprietária, Tereza Padilha, até a transferência, em 1995, para a 707 Norte. “É muito difícil manter um espaço pequeno porque tudo custa caro. Há demanda com limpeza de cortina, segurança, ventilação. Quando a coisa apertava, fazíamos festas para levantar fundos”, lembra Tereza, que ampliou a atuação do Mapati para abrigar colônia de férias e projetos sociais, mas continua as aulas de teatro, com 10 turmas.

Criado em 2005 como uma extensão do Cena Contemporânea, o Espaço Cena é um caso à parte entre os teatros do bolso. Sem cursos na programação, parte dos recursos de escritório é mantida pelo projeto permanente do festival junto ao Fundo de Apoio à Cultura (FAC). O orçamento se complementa com o aluguel do espaço, a R$ 180 por apresentação. “Dessa forma, podemos manter o Cena aberto ao público durante todo o ano para pesquisas em nosso material de arquivo, ciclos de leitura e exibição em vídeo de espetáculos de todo o mundo”, detalha o idealizador do projeto, Guilherme Reis.
fonte : Correio Braziliense (Marina Severino)

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

UnB recebe Museu Itinerante de Bonecos

Fantoches, marionetes e os famosos mamulengos. Você já deve ter brincado com algum deles. Se ainda não teve essa oportunidade, é hora de conhecer o Museu Itinerante de Bonecos, um projeto da Universidade de Brasília (UnB).

O museu fica no Centro Comunitário da UnB até o dia 15 de outubro, quinta-feira. Os visitantes podem conhecer e brincar com eles das 9h às 17h. No ano que vem os campi da Universidade em Ceilândia, Gama e Planaltina também vão receber o museu.

Veja galeria de fotos do museu

fonte: Correio Braziliense

Haddad vai à Câmara explicar fraude no Enem

O ministro da Educação, Fernando Haddad, vai participar nesta quarta-feira (14) de reuniões na Câmara dos Deputados e no Senado Federal para esclarecer aos parlamentares a fraude no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Após a fraude, o Ministério da Educação rompeu o contrato com o consórcio Connasel, responsável pela aplicação do exame. A empresa, porém, nega falhas na segurança. Cinco pessoas foram indiciadas pelo crime, entre eles estão Felipe Pradella, Felipe Ribeiro e Marcelo Sena --funcionários da Cetro, uma das três empresas que compõem o consórcio

Na Câmara, Haddad participa de reunião da Comissão de Educação e Cultura às 10h. No Senado, a reunião extraordinária da Comissão de Educação, Cultura e Esporte será às 14h30. O ministro deve explicar como ficará a questão do prejuízo provocado pelo cancelamento do exame.

A licitação foi fechada em R$ 116 milhões, e, segundo o ministério, já haviam sido pagos R$ 35 milhões. Uma parceria entre a Cesgranrio e a Cesp deve ficar responsável pela aplicação das novas provas, nos dias 5 e 6 de dezembro. (Folha online)

fonte: Diário do Pará

terça-feira, 13 de outubro de 2009

UnB prorroga inscrições do PAS para 15 de outubro

As inscrições para o Programa de Avaliação Seriada (PAS) foram prorrogadas para 15 de outubro. Os candidatos das três etapas que ainda não preencheram o formulário de inscrição poderão fazê-lo somente pela internet: www.cespe.unb.br/pas. As taxas são de R$ 60 para a 3ª etapa e de R$ 45 para a 1ª e a 2ª etapas. O edital de retificação está disponível no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe/UnB) ainda nesta quarta-feira, 7 de outubro.

A decisão de dar mais prazo aos candidatos que desejam concorrer a uma das 1.891 vagas oferecidas pela instituição foi tomada pelo Decanato de Graduação da UnB. Com o adiamento das provas de todas as etapas para os dias 12 e 13 de dezembro por causa da nova data escolhida pelo Ministério da Educação para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Decanato de Graduação decidiu ampliar o prazo de inscrição dos candidatos das 1ª e 2ª etapas também.

CONTATO
Outras informações no site www.cespe.unb.br/pas ou na Central de Atendimento do Cespe/UnB, de segunda a sexta, das 9h às 19h, localizada na Universidade de Brasília (UnB) – Campus Universitário Darcy Ribeiro, Sede do CESPE/UnB – telefone (61) 3448-0100.

fonte: Universidade de Brasília

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Prova do Enem

O Ministério da Educação (MEC) divulgou balanço na tarde desta quinta-feira (7) das universidades que já decidiram adiar seus processos seletivos por causa da nova data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previsto para acontecer nos dias 5 e 6 de dezembro. Até agora, 16 instituições adiaram suas provas.



Veja mudanças nos principais vestibulares por causa do Enem



Duas federais disseram que vão levar a decisão para seus conselhos (Universidade Federal de Santa Catarina [UFSC] e Universidade Federal de Juiz de Fora [UFJF]). A Universidade Estadual de Londrina (UEL) afirmou ao MEC que pretende fazer sua prova em horário diferente ao do Enem, mas no mesmo dia.



As estaduais do Maranhão (Uema), Minas Gerais (UEMG) e Pará (UEPA) foram contatadas pelo MEC, mas não se decidiram.

Veja a lista:

Federais

Universidade de Brasília (UnB) - Provas do Programa de Avaliação Seriada mudaram para 12 e 13 de dezembro.
Universidade Federal do Ceará (UFC) - Segunda fase mudou para 13 e 14 de dezembro.
Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Estaduais
Universidade Estadual do Amazonas (UEA)
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
Universidade Estadual do Mato Grosso Sul (UEMS) - Vestibular mudou para 13 de dezembro.
Universidade Estadual da Bahia (Uneb)
Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) - Vestibular mudou para 13 de dezembro.
Universidade Estadual do Amapá (Ueap)
Universidade Estadual de Goiás (UEG)
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) - Vestibular mudou para 12 de dezembro.
Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec-SP)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Neto (Unesp)


Particulares

Escola de Administração de Empresas de São Paulo/Fundação Getúlio Vargas(FGV)


Outras

Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR)

fonte: G1 - Globo

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

MEC cancela prova do Enem

Denúncia de jornal, de que o exame teria vazado, motivou a suspensão.
Expectativa do MEC é realizar nova prova em 45 dias.
Do G1, em São Paulo

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) cancelou na madrugada desta quinta-feira (1º) a prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que seria aplicada neste final de semana, disse a assessoria de comunicação social do MEC, que confirmou também que a decisão partiu do ministro Fernando Haddad, após conhecer denúncia feita pelo jornal “O Estado de São Paulo”, de que a prova teria vazado.

Haddad concederá entrevista nesta quinta, na sede do MEC, em Brasília, para explicar os procedimentos com relação ao Enem. O MEC tem uma segunda versão da prova, mas ainda não está confirmado se essa versão poderá ser utilizada.

Cerca de 4,1 milhões de candidatos realizariam o exame. A expectativa do MEC é realizar a próxima prova, que tem como responsável o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), em 45 dias.

O jornal “O Estado de São Paulo” denunciou que foi procurado por um homem que disse ter as duas provas que seriam aplicadas no sábado (3) e no domingo (4), e que queria vender o material por R$ 500 mil.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

A chave para a faculdade - Enem

Quatro milhões e meio dos 5 milhões de jovens brasileiros que vão tentar garantir uma vaga na universidade neste ano vivem as angústias típicas de um momento decisivo - e mais uma: eles compõem o primeiro grupo de estudantes que fará o novo Enem, prova recém-criada pelo Ministério da Educação com o objetivo de substituir o velho vestibular. A mudança estreia em 23 das 55 universidades federais do país e em mais 500 faculdades particulares. Outras 500 instituições, entre elas USP e Unicamp, também vão adotar o Enem, mas apenas como parte de seu processo seletivo.


A expectativa do MEC é que, até 2012, todas as federais abandonem seu concurso. Desde 1911, quando surgiu o primeiro vestibular no Brasil, não se via uma transformação tão radical - e ela é um avanço em pelo menos dois aspectos. O primeiro diz respeito ao conteúdo da prova. Enquanto o velho vestibular exige do aluno a memorização de uma quantidade colossal de fórmulas, datas e nomes, o novo exame procura aferir, basicamente, a capacidade de raciocínio em questões que combinam as várias áreas do conhecimento e traduzem a vida real - uma evolução inquestionável.

O outro se refere à implantação do sistema unificado de prova. O exame será o mesmo em todas as faculdades em que for adotado. Isso significa que, com uma única nota, o aluno terá agora em mãos um passaporte de entrada para centenas de universidades em todo o país.

A apenas duas semanas do exame, muitos estudantes ainda têm dúvidas básicas sobre o que e como estudar. O MEC divulgou as linhas gerais da prova e um simulado que dá uma ideia de como as matérias vão ser cobradas. Mas gente como Anna Carolina Cipparrone, 17 anos, e seus colegas do Colégio Bandeirantes, em São Paulo, sente falta de detalhes sobre o que vai cair na prova e de referências teóricas em que basear o estudo: "É um momento de profunda ansiedade", resume. Para ela e os outros quase 5 milhões de jovens às vésperas do novo Enem, as dicas a seguir, dadas pelos próprios profissionais do Inep, órgão do MEC responsável pela elaboração do exame, podem ser de grande valor.

1. Inteirar-se de todos os fatos mais relevantes do noticiário recente - no Brasil e no mundo.
Como 100% das questões da prova serão contextualizadas, há chance de que elas girem em torno de assuntos tais como a crise financeira mundial ou a gripe A. Não se exigirá de ninguém que tenha na cabeça os detalhes sobre cada tema, mas, sim, seu significado e suas consequências. Para otimizar o tempo, é bom lembrar que o Enem está pronto desde a primeira semana de agosto - o que significa que nada do que aconteceu depois disso aparecerá no exame.

2. Dispensar a memorização de fórmulas.
Exceto aquelas bem simples - como, por exemplo, a que define a área de um cubo -, todas as fórmulas mais complexas virão junto da pergunta em que deverão ser aplicadas.

3. Escolher temas atuais e treinar escrever sobre eles.
Mas não sem ter em mente duas características a que os examinadores da redação vão prestar especial atenção na hora de corrigi-la: o texto deve apresentar a ideia central logo de saída e fazer uma defesa clara e coerente dela até o fim - evitando os ilogismos ao máximo. Quem for além e ainda conseguir oferecer uma solução para o assunto em questão ganhará pontos. Vale a pena investir tempo nesse exercício.

4. Não perder tempo com disciplinas que foram excluídas do novo Enem.
O exame tem 10% menos conteúdo do que um vestibular tradicional (e a tendência é que encolha ainda mais no ano que vem). O Inep informa que ficaram de fora da prova de matemática, por exemplo, temas como números complexos, matrizes e determinantes. Em português, não entram gramática, funções morfossintáticas nem história literária. Das ciências da natureza, foram excluídos assuntos como hidrodinâmica, leis de Kirchoff e introdução à física moderna.

As escolas se preparam para novo Ensino Médio

As escolas se preparam para novo Ensino Médio
Colégios mudam aulas para se adaptar ao modelo de provas do Enem e MEC vai dar R$ 100 milhões para melhor ensino

POR MARIA LUISA BARROS, RIO DE JANEIRO

Rio - A hora de renovar a matrícula de seu filho ou trocar de escola está chegando. Então, é bom ficar atento às mudanças que, a partir do ano que vem, escolas públicas em todo o País vão oferecer no Ensino Médio para milhares de estudantes. A proposta do Ministério da Educação (MEC) prevê mudanças no currículo que incluem aumento da carga horária mínima de 2.400 para 3 mil horas, jornada de 40 horas semanais para professores e redução das atuais 12 disciplinas para quatro grupos de conhecimento (Línguas, Matemática, Humanas, e Ciências e Biológicas).


Nesta primeira etapa, o novo modelo será adotado apenas nas escolas estaduais, que terão à disposição verba extra de R$ 100 milhões para custear projetos de melhoria no ensino. As mudanças na rede pública já devem ser acompanhadas por pais e alunos que miram o ingresso na universidade.

A reforma é a saída encontrada pelo MEC para tentar conter a evasão escolar e preparar melhor os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que este ano começou a ‘servir’ de vestibular para as instituições federais de ensino superior. No Rio, o programa começará por 10 escolas estaduais que estão sendo selecionadas. Os alunos escolherão até 20% das disciplinas extras, que podem ser projetos, oficinas, atividades culturais ou práticas em laboratório, aulas de informática e de empreendedorismo.

Segundo a subsecretária de Gestão da Rede e de Ensino, Teca Pontual, serão escolhidas unidades com menos de 500 alunos que estejam cursando o Ensino Médio em um único turno, para que seja possível oferecer atividades extras no contraturno — se o aluno estuda de manhã, terá atividades à tarde, ou vice-versa. “Vamos selecionar aquelas com altos índices de evasão e baixo desempenho no Sistema de Avaliação da Educação e que estejam próximas de centros de formação na capital, em Nova Iguaçu e Niterói”, conta Teca.



PARTICULARES SE ADAPTAM PARA O ENEM

O MEC espera que a rede particular adote nos próximos anos a grade interdisciplinar. As escolas pagas já começaram a mudar o currículo para se adaptar ao Novo Enem. Alunos estão tendo mais aulas de redação, maior interação entre as disciplinas e mais tempo em atividades extras. A mudança agradou aos estudantes.

“Aulas dinâmicas sempre ajudam no aprendizado”, defende Caroline Castro, 15, aluna do 1º ano do Colégio São Paulo, em Ipanema. Pesquisa da FGV revelou que a falta de motivação é a causa de evasão para 40% dos jovens de 15 a 17 anos.

A ideia do MEC é que a diversificação do currículo torne os colégios mais atraentes. “A escola supervaloriza a teoria e se esquece de colocá-la em prática. A leitura também precisará ser estimulada”, explica o coordenador-geral do Ensino Médio do MEC, Carlos Artexes Simões. O MEC recebe até quinta-feira sugestões ao documento que cria o Ensino Médio Inovador. A minuta está na Internet (www.mec.gov.br).

PRAZO PARA APRESENTAR PLANO

Simões alerta que os estados terão dois meses, a partir da portaria, que deve sair em duas semanas, para apresentar os Planos de Ações Pedagógicas. O PAP deve conter análise da situação das escolas, plano de trabalho, plano pedagógico e programa orçamentário. “O ministro Fernando Haddad já avisou que dinheiro não é problema. As escolas que aderirem receberão ajuda técnica e financeira”, diz.

Ele explica ainda que a secretaria deve informar número de escolas e de estudantes que vão ingressar na experiência e as metas a serem alcançadas em relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a evasão, aprovação e reprovação.

Enem leva colégios a promover mudanças

Daqui a duas semanas, 4,5 milhões de estudantes em todo o País (311.641 no Estado do Rio) farão o Enem, principal porta de entrada para 48 universidades e centros federais. Para se preparar para a prova, em 3 e 4 de outubro, estudantes da rede estadual estão tendo aulas de reforço. Aluno do 3º ano do Ensino Médio, Yan Raphael Aliendre, 18 anos, foi um dos selecionados para assistir às aulas presenciais transmitidas em tempo real, via satélite, para 92 municípios. “Vou disputar vaga no curso de Ciência da Computação na UFRJ”, diz.

No Colégio São Paulo, em Ipanema, alunos do último ano têm aulas extras por áreas de conhecimento. De acordo com a coordenadora Martha Bonardi, no próximo ano, a escola pretende aumentar a carga horária dos alunos do Ensino Médio com novas atividades. A escola Mopi, na Tijuca, aplica um simulado por semana e aumentou a quantidade de aulas de Português e Redação.

“O rendimento dos estudantes melhorou”

Escolas estão tendo que se adaptar ao novo modelo de prova do Enem, obrigatório para todas as universidades federais do Rio. O Centro Educacional da Lagoa (CEL) oferece aos alunos aulas de robótica, informática e música. Para 2010, devem entrar na grade aulas de ciências em laboratórios e passeios para colocar em prática a matéria estudada em sala, além de aulas interdisciplinares.

“O rendimento e o interesse dos alunos melhoram muito quando se põem em prática o que aprendem nas salas”, avalia o coordenador geral de vestibulares do CEL, Sandro Age Faria. Ele considera arriscado concentrar 12 disciplinas em quatro áreas de conhecimento, pois os professores não têm formação para dar esse tipo de aula. “O professor de biologia terá dificuldade de ensinar física e química”, afirma o professor.

fonte : O Dia

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Palestra de Filosofia

Seminário “Mutações, a experiência do pensamento” traz agenda repleta de palestras na próxima semana



O seminário “Mutações, a experiência do pensamento” apresenta agenda repleta de palestras para a próxima semana, na CAIXA Cultural Brasília, com grandes nomes da filosofia brasileira. No dia 21 de setembro, Luiz Alberto Oliveira, físico, doutor em Cosmologia e professor de História e Filosofia da Ciência do Centro de Pesquisas Físicas – CBPF/CNPq, ministra “O que Poincaré sussurrou para Valéry”. No dia 22 de setembro, o professor de filosofia da USP, Franklin Leopoldo e Silva, aborda o tema “A representação técnica do mundo e a inexperiência do pensamento”. No dia 24 de setembro chega a vez de Vladimir Safatle, também professor da USP, mestre e doutor em filosofia, trazer a palestra “Há situações em que é imoral pensar?”. As apresentações acontecem sempre às 19h, no Teatro da CAIXA Cultural Brasília.



As palestras trazem a reflexão sobre a experiência do pensamento e a aceleração da tecnociência. No próximo dia 21, o professor e doutor Luiz Alberto Oliveira vai analisar a noção de acontecimento e sua profunda transformação ao longo do século 20. Vai mostrar como os avanços e a evolução cósmica tornaram obsoletos os pressupostos da visão positivista. Já o professor Franklin Leopoldo, que se apresenta no dia 22, vai trazer a reflexão sobre a experiência do pensamento no contexto das mutações, em que percorrerá caminhos através de pensadores e filósofos como Jean Baudrillard e Henri Bergson.



No encontro com o professor, mestre e doutor, Vladimir Safatle, no dia 24, o foco será a questão da existência de momentos em que se torna imoral pensar, contexto onde serão tratados temas como a ternura e a compaixão. As inscrições para o seminário “Mutações, a experiência do pensamento” poderão ser realizadas até o dia 18 de setembro pelo site www.gie.cespe.unb.br, no valor de R$ 30 e R$ 15 (estudantes) e dão direito a participar de todos os encontros.

Serviço



Seminário Mutações, a experiência do pensamento

Dia 21 de setembro de 2009 – Palestra “O que Poincaré sussurrou para Valéry”, com o doutor em Cosmologia e professor de História e Filosofia da Ciência do Centro de Pesquisas Físicas – CBPF/CNPq, Luiz Alberto Oliveira.

Dia 22 de setembro de 2009 – Palestra “A representação técnica do mundo e inexperiência do pensamento”, com o professor de filosofia da USP, Franklin Leopoldo e Silva.

Dia 24 de setembro de 2009 – Palestra “Há situações em que é imoral pensar?”, com professor da USP, mestre e doutor em filosofia, Vladimir Safatle.

Horários: Sempre às 19 horas

Valor da inscrição: R$ 30 e R$ 15 (estudantes)

Local: CAIXA Cultural Brasília - Teatro da Caixa

Endereço: SBS Qd. 4 Lote 3/4 - Térreo, anexo ao edifício Matriz da Caixa

Informações pelos telefones: (61) 3448-0352/54 (Cespe/UnB)

Inscrições pela internet: http://www.gie.cespe.unb.br



Assessoria de Imprensa

Caixa Econômica Federal

CAIXA Cultural - Brasília/ DF

(61) 3206-8030 / 9895

imprensa.cultura@caixa.gov.br

www.caixa.gov.br/caixacultural

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

UnB terá oito novos cursos e 490 vagas a mais no vestibular 2010





Universidade divulgou edital nesta quinta-feira (10).
Provas serão em dezembro e não mais em janeiro.

A Universidade de Brasília (UnB) divulgou, nesta quinta-feira (10), o edital do vestibular 2010. A partir do ano que vem, a instituição terá oito novos cursos e 490 vagas a mais, sendo que 245 são para o Programa de Avaliação Seriada (PAS). Outra novidade é que a prova será em dezembro e não em janeiro como nos anos anteriores.

As inscrições para o vestibular tradicional começam no dia 14 de setembro, pelo site www.cespe.unb.br/vestibular , e terminam no dia 29 de outubro. É necessário ter CPF para concorrer às vagas. No processo seletivo comum são oferecidas 1.891 vagas em 89 cursos, sendo 382 para o sistema de cotas para negros. O total de vagas, somando as destinadas ao PAS, chega a 3.782.

As provas estão previstas para 19 e 20 de dezembro. A divulgação dos aprovados está prevista para o dia 25 de janeiro de 2010.

PAS

As inscrições para os alunos do 1° e do 2° ano do ensino médio, no PAS, foram prorrogadas até o dia 8 de outubro. Para os alunos do 3º ano do ensino médio, as inscrições começam nesta sexta-feira (11) e também vão até o dia 8 de outubro.

Outras informações podem ser obtidas no site do Cespe/UnB e pelo telefone (61) 3448-0100.

Serviço
- Programa de Avaliação Seriada (PAS)
Inscrição: até 8/10 para 1º e 2º ano do ensino médio e de 8/9 a 8/10 para o 3º ano
Taxas: R$ 45 (1º e 2º ano do ensino médio) e R$ 60 (3º ano)
Provas: 5/12 (1º ano) e 6/12 (2º e 3º ano)
Telefone: (61) 3448-0100
Sites: www.cespe.unb.br/pas e www.unb.br
- Vestibular tradicional
Inscrição: 14/9 a 29/10
Taxa: R$ 80
Provas: 19/12 e 20/12
Site: www.cespe.unb.br/vestibular

Fonte: G1
imagem: Na Mira do leitor

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Concurso de redação “Cidade verde, sustentável, cidade dos meus sonhos” tem lançamento amanhã

08/09/2009
Será lançado em 9 de setembro, as 9h30, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, o Prêmio Ernesto Silva de redação.
A iniciativa do Decanato de Extensão da UnB tem a parceria do Governo do Distrito Federal e faz parte das comemorações do cinquentenário de Brasília. O concurso conta ainda com a parceria de diversas instituições, entre elas o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, o Instituto Histórico e Geográfico do DF, Associação Brasiliense de Letras do DF, Biblioteca Nacional de Brasília e o movimento Pedala DF.
O tema da redação “A cidade verde, sustentável, cidade dos meus sonhos” é o mote para se discutir e sonhar cidades no âmbito das necessidades socioambientais do Século XXI. “O objetivo é envolver os alunos da educação básica do Distrito Federal na reflexão sobre os desafios vividos pelas cidades quanto aos problemas ambientais, sanitários, culturais, os padrões de consumo e os valores necessários à mudança de atitudes em relação à qualidade de vida e à preservação do nosso planeta”, revela Lêda Bevilacqua, diretora da Escola da Natureza, integrante da comissão organizadora do concurso.
As redações deverão ser postadas no site www.cidadeverde.unb.br a partir de 5 de outubro. O prazo final para inscrição será dia 31 de dezembro e a premiação será entregue por ocasião das comemorações do cinquentenário de Brasília, em abril de 2009.
Serviço:
Lançamento do concurso “Cidade verde, sustentável, cidade dos meus sonhos”
Local: Câmara Legislativa do Distrito Federal
Horário: 9h30
Informações: Decanato de Extensão UnB- 3307-2610

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Ajuda ao Vestibular

O portal da Globo o G1 acaba de postar esta notícia... é uma boa para quem está estudando pro vestibular e Enem, apesar de estar voltado para a Região Nordeste

" partir desta segunda-feira, os feras terão mais um canal para ajudá-los na preparação para as provas do Enem e dos vestibulares. O projeto Educação da Globo Nordeste começa nesta segunda-feira (31) com matérias exibidas no Bom Dia Pernambuco e uma versão mais compacta no NETV 1ª Edição. Além do conteúdo exclusivo publicado no hotsite do projeto.

O Projeto Educação vai mostrar 65 reportagens com os assuntos das disciplinas exigidas pelo Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e vestibulares. As reportagens são feitas a partir de exemplos práticos do nosso dia a dia, com dicas para quem quer entrar na universidade.

Além dos telejornais, os feras poderão rever os vídeos aqui no pe360graus e ainda acompanhar um material extra preparado pelos professores. Cada aula em vídeo será acompanhada por um texto com o resumo e dicas sobre o assunto além de exercícios.

Aos finais de semana, os fera poderão responder a simulados que vão classificar os melhores para a prova presencial que acontece no dia 15 de novembro. Para participar é necessário se cadastrar. Não é preciso pagar nada para fazer o cadastro.

Além dos conteúdos exibidos nos telejornais e no pe360graus, os fera vão poder participar ainda do aulão da Globo, que irá acontecer no dia 8 de novembro, no Chevrolet Hall.

TIRE DÚVIDAS

Este ano o Projeto Educação estará mais interativo. Os estudantes podem enviar perguntas em vídeo para tirar dúvidas sobre assuntos do Enem e dos vestibulares. As principais serão respondidas pelos professores no programa Globo Comunidade, que vai ao ar na manhã dos domingos.

O programa vai exibir versões das aulas e ainda haverá espaço para os professores responderem as dúvidas enviadas pelos feras. Para participar basta gravar a pergunta em vídeo e enviar para o e-mail vcnope@360graus.com.

Os vídeos podem ser gravados com câmeras fotográficas que tenham recurso de vídeo, celular ou qualquer outro equipamento.

Além de perguntas, os estudantes podem ainda sugerir assuntos para serem tratados pelos professores nas aulas.

A equipe de professores do projeto é formada por:

PORTUGUÊS - Vicente Santos e Nestor Accioly

LITERATURA - Flávia Suassuna

REDAÇÃO - Fernanda Bérgamo

SOCIOLOGIA/FILOSOFIA - Fábio Medeiros

BIOLOGIA - Geraldo Jorge e Fernandinho Beltrão

FÍSICA - Beraldo Neto e Robson Jaruzo

QUÍMICA - Gilton Lyra e Jairo Siqueira

MATEMÁTICA - Marcello Menezes e Aliomar Santos

GEOGRAFIA - Kiko Santos e Vinícius Ribeiro

HISTÓRIA GERAL - Manoel Affonso e Ricardo Gomes

HISTÓRIA DO BRASIL - Lula Couto e Demóstenes Alves

ESPANHOL - Thatiana Stamford e Wellington de Melo

INGLÊS - Evaristo Fonseca e Marco Antônio

Fonte : Portal G1

assista ao video

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

PROGRAMAÇÃO EM BRASÍLIA - MUSEU DA REPÚBLICA

PROGRAMAÇÃO EM BRASÍLIA - MUSEU DA REPÚBLICA
ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS
28, 29 e 30 DE AGOSTO


1º DIA - 28 DE AGOSTO (SEXTA-FEIRA)
-14:45hs - Solenidade de abertura com autoridades.
Convidados: SEPPIR; Ministério da Cultura, (Fundação Palmares); Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural; CDDN Secretaria de Direitos Humanos GDF.
- 15:00hs às 17:00hs - CONFERÊNCIA: “Construindo Utopias” (Apresentador: Nelson Inocêncio e Mediador: Nelson Saute).
Participação: cineasta GAVIN HOOD e MIGUEL GULLANDER.
Local: auditório de 700 lugares.
- 17:00hs - Coquetel de Abertura (evento na área interna do Museu)
- 17:00hs - Grupo Afro – A MURINGA (evento na área externa do Museu)
- 17:00hs às 21:00hs - Mostra de filmes Afro no auditório
- 18:30hs - Roda de Capoeira (evento na área externa do Museu)
- 19:30hs - Projeção de “A Liga da Língua”, “Haiti” e “A força de O! lhar o Amanhã” na parede externa do museu.
Curador: Ciro Marcondes (IESB - UNICESP).

2º DIA - 29 DE AGOSTO (SÁBADO)
- 16:30hs - Manifestação artística com grupos de capoeira das cidades-satélites do DF
- 15:00 às 17:00hs - CONFERÊNCIA
Tema: “Cultura, Desenvolvimento e Globalização” (Apresentador: Nelson Inocêncio e Mediador: Antonio Tomaz - Angola)
Conferencistas: ativista e escritor BREYTEN BREYTENBACH e JOSÉ EDUARDO AGUALUSA.
Convidados: Professor UNB, Ministério das Relações Internacionais.
Local: Auditório A (700 Lugares)
- 17:00hs às 21:00hs - Mostra de filmes no auditório A.
- 17:30hs - Dom Funk (evento na área externa do Museu)
- 18:00hs - Nanan Matos (evento na área externa do Museu)
- 20:00hs - Projeção de Filme Outdoor Jean Rouch, “Eu, um Negro”. “Projeto Mostra Jean Rouch”.

3º DIA - 30 DE AGOSTO (DOMINGO)
- 16:00hs - Manifestação! artística (Boi Bumbá do Seu Teodoro (Sobradinho - DF)
- 17:00hs às 21:00hs - CONFERÊNCIA (Transmissão simultânea da conferência do Rio de Janeiro)
Tema: “A Africa na Construção do Mundo. O Futuro”. (Mediador: Alberto da Costa e Silva)
Conferencistas: GILBERTO GIL, GRAÇA MACHEL e DAMBISA MOYO
- 17:00hs às 21:00hs - Mostra de filmes no auditório A
- 17:30hs - Manifestação artística (Tambor de Crioula)
- 19:00hs - Shows
- Djalma Corrêa
- Ellen Oléria
- Cidade Negra
- Yossou N’Dour
Local: Plataforma externa do Museu.

PROGRAMAÇÃO EM BRASÍLIA - MUSEU DA REPÚBLICA
CONFERÊNCIA BOB GELDOF
ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS
31 DE AGOSTO

DIA - 31 de AGOSTO (SEGUNDA - FEIRA)
- 15hs - Abertura da Conferência com o grupo Surdodom.
- 15:00hs às 17:00hs - Conferência sobre Inclusão Social
Tema: “GLOBALIZAÇÃO E SOLIDARIEDADE”
Participação: Bob Geldof, Secretaria Eliana Pedrosa, Governador ! Arruda.
- 19hs - Homenagem ao Bob Geldof com a manifestação de Hip Hop com o grupo “Eis a Função” (Varjão)
Local: Auditório do Museu Nacional da República.
- 18:00hs - Coquetel de encerramento

fonte: Sindicato dos Professores no DF

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Confira como as universidades federais vão adotar o Enem

Com a mudança no formato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a maioria das universidades federais decidiu adotá-lo no seu processo seletivo. No entanto, o uso da sua nota será diferenciado. Confira como as instituições em diferentes estados utilizarão a prova no seu vestibular.



São Paulo

A Universidade Federal de São Paulo é conhecida como um dos centros de excelência na formação de profissionais na área de saúde. Quem pretende concorrer a uma vaga na instituição neste ano deve se preparar para as mudanças no vestibular, que passará a usar a nota do Enem no seu processo seletivo e que será obrigatório para todos os candidatos.


Das 26 carreiras da universidade, em 19 o exame será o único critério de avaliação. Outros sete cursos usarão o resultado parcialmente, incluindo os mais disputados, como medicina e enfermagem.


Rio de Janeiro

Para quem vai disputar uma vaga no Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não vai ter peso algum. O processo seletivo continuará o mesmo, com provas objetivas e discursivas com conteúdos de disciplinas relacionadas aos cursos oferecidos.


Distrito Federal

A nota no exame poderá ser usada como parte da nota do vestibular da UnB ou para preencher parte das vagas. A instituição não cogita substituir o atual processo de seleção, que há mais de dez anos utiliza conceitos como o de interdisciplinariedade e contextualização nas questões da prova, tanto no seu vestibular quanto no Programa de Avaliação Seriada (PAS).


Bahia

A exemplo de outras universidades brasileiras, a Federal da Bahia começa a usar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como mais um critério de avaliação na seleção dos alunos.

A nota do Enem será usada no processo seletivo de apenas cinco cursos, todos criados agora em 2009. Os cursos, entre eles o de gestão pública e social, são de duração mais curta, com, no máximo, três anos.

Para esses cursos, a nota do Enem vai substituir a primeira fase do vestibular, que também faz uma avaliação do conhecimento adquirido no ensino médio.

São cursos que só utilizam a primeira etapa do vestibular. Como existe uma semelhança entre a primeira etapa e o Enem, a universidade decidiu aderir ao projeto do Ministério da Educação (MEC) de seleção unificada para essas graduações.



Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul tem 109 instituições de ensino superior, mas apenas dez são públicas. Entre as que oferecem ensino gratuito, a mais antiga é a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que funciona em Porto Alegre. A instituição tem também o maior número de cursos: só na graduação são quase 70.

Agora, a UFRGS se prepara para, no vestibular 2010, utilizar as notas do Enem.



A proposta precisa ser aprovada ser aprovada pelo Conselho Universitário e prevê um modelo de vestibular híbrido, em que o Enem entra como um complemento.

Fonte: Do G1, com informações da Globo News

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Bolsa de Estudo

Existem muitos estudantes brasileiros que sonham em continuar os estudos e obter seu diploma superior, garantindo seu espaço profissional. Este sonho está cada vez mais difícil de ser realizado, devido às altas mensalidades somadas aos custos com materiais de pesquisa e estudo.

Existem algumas formas de superar estes obstáculos:

Financiamento Estudantil (Fies)

É um empréstimo que o MEC oferece para alunos de baixa renda. Esse financia 50% da mensalidade e o aluno devolve-o em parcelas trimestrais, com baixo valor, durante o curso e posteriormente o aluno passa a pagar o valor referente à parcela que pagava na mensalidade.

Para conseguir este empréstimo, é necessário se inscrever no site da Caixa Econômica Federal e entregar as duas vias de inscrição na instituição de ensino. A seleção do MEC prioriza pessoas de baixa renda, com moradia alugada e com grande número de familiares que dividem a mesma casa.

Bolsas Restituíveis

É um empréstimo semelhante ao financiamento estudantil, porém é oferecido pela própria instituição. Esta pode adotar critérios e valores de empréstimos diferentes variando de 20% a 100% do valor da mensalidade.

Normalmente, as bolsas são cedidas aos alunos de melhor rendimento que atendam às expectativas da instituição. Vale lembrar que é necessário colher informações a cerca dos critérios de seleção de alunos e da devolução do empréstimo.

Bolsas Filantrópicas

São bolsas de estudo oferecidas pelas universidades, que por lei são obrigadas a oferecê-las. O processo de seleção varia de acordo com as normas internas, porém, o aluno não tem a preocupação de devolver o valor da bolsa.

Bolsas Estaduais

Alguns estados do país oferecem bolsas de estudo aos que desejam estudar em instituições particulares. As bolsas variam de acordo com o programa de cada estado e as inscrições podem ser feitas no começo do ano ou do semestre.

Bolsa Empresa

Algumas empresas concedem um determinado valor aos funcionários que estudam e necessitam de auxílio para se manter. Estas empresas acreditam que é rentável investir no funcionário, pois em troca receberão mão-de-obra qualificada.

Cada empresa possui suas regras e estabelece o valor das bolsas, mas dão prioridade aos que fazem cursos relacionados à atividade da empresa.

Prouni

O Programa Universidade para Todos oferece bolsas integrais e parciais a jovens carentes. As bolsas são distribuídas de acordo com a renda familiar de cada jovem.

Condições para conseguir o benefício:

É necessário que o estudante participe do Enem, obtenha a nota mínima de 45 pontos nesse exame, é preciso que o estudante tenha renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos e satisfaça uma das condições abaixo:

• ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou
• ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral, ou
• ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição, ou
• ser portador de deficiência, ou
• ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

PAS - Inscrição

O Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB) recebe inscrições de 3 de agosto a 2 de setembro. Este ano, será o fim do ciclo para aqueles que realizaram a 1ª etapa em 2007. As informações para quem vai fazer as duas primeiras etapas correspondentes aos Subprogramas 2008 e 2009 já estão no site do Cespe/UnB. O edital com informações sobre a terceira etapa deve será divulgado em breve.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/pas. Quem não tiver acesso a computador, pode utilizar uma das máquinas disponíveis nos campi Darcy Ribeiro, de Ceilândia, do Gama e de Planaltina. A taxa de inscrição é a mesma para alunos que farão a primeira e segunda etapa: R$ 45. É preciso ter o número de CPF para participar.

Para aqueles que precisam de atendimento especial no dia da prova, o pedido deverá ser feito até, no máximo, 20 de outubro. A solicitação deve ser encaminhada para a Central de Atendimento do Cespe/UnB por SEDEX ou por carta registrada, conforme especificado em edital. Além disso, é possível solicitar o atendimento pessoalmente ou por meio de terceiros, na Central, entre 8h e 19h, de segunda a sexta-feira.

As provas para os estudantes que vão realizar a primeira etapa do Subprograma 2009 estão previstas para o dia 5 de dezembro, às 13h. Os locais do exame deverão ser divulgados no site do Cespe/UnB, na data provável de 19 de novembro. Já para a segunda etapa, o dia da prova deverá ser 6 de dezembro, enquanto os locais de prova também devem sair em 19 de novembro.

SERVIÇO

Outras informações no site www.cespe.unb.br/pas ou na Central de Atendimento do Cespe/UnB, de segunda a sexta, das 9h às 19h – Universidade de Brasília (UnB) – Campus Universitário Darcy Ribeiro, Sede do CESPE/UnB – telefone (61) 3448-0100.

UnB Agência

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Gripe Influenza A(H1N1) - Ministério da Saúde do Brasil

Olimpíada de Matemática tem provas adiadas


13 de agosto, 2009
As provas da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas-OBMEP 2009, que seriam no próximo dia 18/8, foram adiadas para 25/8. A data precisou se adequar às mudanças no calendário escolar em vários estados, causadas pelo adiamento da volta às aulas.
Leia abaixo nota assinada pela Diretoria de Educação Profissional da Secretaria de Ciência e Tecnologia.

Solicito divulgar o adiamento das provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas-OBMEP2009, em função do problema de alguns estados com a gripe H1N1, da seguinte forma:
1) As provas da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas-OBMEP2009 foram adiadas para o dia 25/08/2009 (terça-feira), com as mesmas orientações anteriores;
2) 31/08/2009 continua como data limite para envio dos cartões respostas dos alunos classificados (5% dos alunos inscritos), e ficam mantidas todas as datas para a 2ª fase;
3) Não serão consideradas as provas aplicadas fora desta data, uma vez que a aplicação é nacional. Ressaltamos a importância de manter o sigilo das provas até a data marcada, como procedimento de segurança para a obmep;
4) A reunião com os professores das escolas inscritas acontecerá amanhã (14/08), na EAPE, no horário de 9 horas e 14 horas, de acordo com o horário disponível do professor.
Em caso de dúvidas ou necessidade de outros esclarecimentos, nos colocamos à disposição (3036-9001 / 8432-5667).
Outros esclarecimentos no site da obmep: http://www.obmep.org.br/

SECT – Diretoria de Educação Profissional


--
Secretaria de Educação do Distrito Federal
Assessoria de Comunicação - ASCOM
(61) 3901-3162

sexta-feira, 20 de março de 2009

Atividades do Laboratório de Informática

Senhores Alunos,

O Laboratório de Informática (LIED), está aberto a pesquisas.
O aluno deverá vir no horário contrário ao da sua aula e devidamente identificado.
O aluno poderá ter acesso ao LIED somente quando este não estiver sendo utilizado por uma turma do referido turno.
Por enquanto não está disponível a impressora.

quarta-feira, 18 de março de 2009

sexta-feira, 13 de março de 2009

AVALIAÇÕES INTERMEDIÁRIAS

Nos dias 18, 19 e 20 de março (quarta, quinta e sexta-feira) haverá seis aulas de 30 minutos cada e, em seguida, realizaremos as avaliações intermediárias. Observe o cronograma e se organize.


MATUTINO:

DIA 18/03 (4ªfeira)

1º ano: Filos / Mat

2º ano: Filos / Mat

3º ano: Mat / Quim

DIA 19/03 ( 5ªfeira)

1º ano: Fis / Hist

2º ano: Fis / Hist

3º ano: Fis / Hist

DIA 20/03 (6ªfeira)

1º ano : Geo / Port / Soc

2º ano: Geo / Port / Soc

3º ano: Geo / Mat / Soc

VESPERTINO:

DIA 18/03 (4ªfeira)

7ª série : Port

8ª série: Port

1º ano: Port / Quim / Filos

DIA 19/03 (5ªfeira)

7º série : C.F.B / Hist(turma A)

8ª série : C.F.B

1º ano: Fis / Bio / Hist

DIA 20/03 (6ªfeira)

7ª série : Geo / Mat

8ª série: Geo / Mat

1º ano : Geo / Mat / Soc

Camiseta - autores

camiseta 1 - Alessandra Paula Rufino
camiseta 2 - Stephany Cavalcanti
camiseta 3 - Vinicius Bezerra
camiseta 4 - Milena Cardoso da Silva
camiseta 5 - Juliana de Andrade Cardoso
camiseta 6 - Leonardo Batista dos Santos Júnior
camiseta 7 - Paulo Ricardo Borges
camiseta 8 - Marcio Pinheiro da Costa
camiseta 9 - Romulo Pereira
camiseta 10-Edilaine Ferreira
camiseta 11-Matheus Martins da Costa
camiseta 12-Alexander

Preste atenção...Por favor!!!

Para visualizar melhor a camiseta clique em cima da imagem abaixo ou no link da camiseta acima

na hora de votar escolha na cédula a camiseta pelo seu número de acordo com a relação acima e as imagens abaixo.

Proposta de Uso do LABINFO

Professores:

  1. uso do material mediante agendamento
  2. envio dos alunos para pesquisa ( roteiro ) , aulas ( com a presença do professor responsável ) e vídeos ( agendamento para uma turma)
  3. Oficinas de Edição de Vídeo, Imagem e Som.
  4. Capacitação em software de código aberto
  5. Parceria no Festival do Minuto
  6. Coordenação da Rádio Escola

Aluno:

  1. pesquisa em turno contrário com assinatura no livro do LIED , indicação do Professor responsável pela visita e objetivo
  2. Oficinas de Edição de Vídeo , Imagem e Som
  3. Netiqueta ( como se comportar no uso da internet)
  4. Capacitação em Broffice
  5. Festival do Minuto
  6. Monitoria na Rádio Escola

Servidores

  1. Oficinas de inclusão Digital ( uso do pacote escritório, da internet e regras de segurança)

Seja educado e cordial também na Internet

Abaixo algumas sugestões de netiquetas que podem contribuir para o uso educado e seguro da Internet:

  • Cumprimente as pessoas com as quais vai conversar. Nunca é demais um Bom dia;
  • Utilize poucos emoticons, tanto em salas de bate-papo quanto nos e-mails. Eles são úteis para expressar emoções e dar uma idéia de expressão facial e tom de voz; entretanto, podem poluir e dificultar a comunicação;
  • Evite utilizar letras maiúsculas para expressar sentimentos, conversar ou passar e-mails: letras maiúsculas no ambiente virtual significam falar alto ou gritar com o correspondente e isso pode ser mal interpretado;
  • Evite gírias pesadas e palavrões;
  • Evite mensagem pública e recados: se você precisa se dirigir à determinada pessoa, faça isso diretamente na conta de e-mail pessoal dela;
  • Evite encaminhar e-mails para todos os contatos. Nunca pratique spam;
  • Não abra e-mail de desconhecidos, estes podem conter vírus que, além de prejudicar seu equipamento, podem roubar senhas pessoais e causar grande prejuízo;
  • Não deixe ninguém esperando por resposta em chats. É sempre legal ser educado e atencioso;
  • Se quiser interromper a conversa, avise e se despeça antes de desligar;
  • Não envie aquilo que você não gostaria de receber;
  • Sempre informe o assunto da mensagem de forma clara e específica, no caso dos e-mails;
  • Faça a verificação gramatical e ortográfica de seu texto. É desagradável receber mensagens cheias de erros ou sem pontuação correta;
  • Não envie mensagens com exagero de caracteres de deslocamento de texto, no lado esquerdo (>). Isto torna a leitura difícil, e cada vez que um usuário re-envia ou responde um e-mail, o texto vai sendo deslocado, provocando um acúmulo de caracteres simbolizados por ">".
  • Evite enviar arquivos grandes sem prévio conhecimento do correspondente. Isso pode levá-lo a exceder o espaço disponível da conta, dificultando o recebimento de outros e-mails;
  • Nunca encaminhe e-mails com a listagem de remetentes anteriores. Além de ser desagradável, os e-mails podem parar nas mãos mal intencionadas. Por isso, envie seus e-mails com CCO (Com Cópia Oculta), assim nenhum endereço fica aparente. Pense bem: você distribui na rua sua caderneta de contatos telefônicos? Por que fará com seus contatos de email?;
  • Não passe adiante correntes, simpatias e boatos. Use seu senso crítico, não acredite em tudo que você recebe via e-mail, delete;
  • Em sites de relacionamento (como Orkut, MySpace, Facebook, Hi5, entre outros), não divulgue seus dados pessoais, pois o mais inocente dos dados (e-mail pessoal, escola em que estuda, lugares que freqüenta) pode servir como base de investigação para pessoas mal intencionadas descobrirem dados mais importantes e utilizá-los em chantagens para te prejudicar;
  • Quando criar um blog ou um site, preze pela acessibilidade de todos usuários da Internet. Existem recursos que, quando implementados, proporcionam a navegação para mais internautas, promovendo a inclusão digital.